Equipe do Restaurante Universitário participa de ciclo de treinamentos para retorno às atividades em 2024/2

Como parte da transição para a nova empresa responsável pela gestão de colaboradores dos Restaurantes Universitários (RUs), foi realizada uma série de treinamentos visando preparar as equipes para o retorno às atividades no segundo semestre de 2024. Esses treinamentos foram planejados para aprimorar competências técnicas e comportamentais, garantindo um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e eficiente.

Os colaboradores de todos os campi participaram das capacitações, com foco em temas essenciais para a rotina do restaurante e para o bem-estar no trabalho. Nos campi de Goiabeiras e Maruípe, os temas abordados incluíram Ergonomia no ambiente de trabalho, Letramento em acessibilidade, Assistência estudantil, Prevenção ao assédio e Diversidade de gênero. Além de treinamentos sobre a rotina interna como procedimentos do setor de cadastro, organização das áreas de trabalho e materiais, recebimento de mercadorias e organização de estoques. Esses temas são fundamentais para a construção de um espaço de trabalho respeitoso, inclusivo e atento às necessidades da comunidade acadêmica.

Em São Mateus a equipe da Soluções abordaram os seguintes temas:  Ergonomia no ambiente de trabalho, Segurança no ambiente de trabalho, Trabalho em equipe, Utilização correto dos EPIs, Boas práticas em fabricação para manipuladores de alimentos, Segurança dos Alimentos,  Ética, Conduta no trabalho e Atendimento estudantil. Além dos temas citados acima, foram abordados assuntos relacionados à diversidade de gênero no qual contribui para o respeito mútuo no ambiente de trabalho. Já em Alegre os temas abordados em parceria com a Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (SASAS) foram Racismo Institucional e Capacitismo.

Os treinamentos foram viabilizados pela equipe interna e por meio de parcerias com a DAE/PROPAES, SAAD/UFES, DAS/PROGEP, SIAC/UFES, SASAS e DASAS, além das empresas contratadas, que ministraram capacitações obrigatórias previstas em contrato, como Segurança no Trabalho e Boas Práticas no preparo e manipulação de alimentos.

Ao todo, 147 colaboradores foram treinados: 86 nos campi de Vitória e Maruípe; 36 nos campi de Alegre e Jerônimo Monteiro, e 25 no campus de São Mateus.

Com esse processo de qualificação, espera-se que as equipes atuem de forma ainda mais eficiente e segura, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e harmonioso.

Além de fortalecer as competências profissionais, esses treinamentos contribuem para criar um ambiente laboral que valoriza a diversidade, contribui para o respeito mútuo e promove o bem-estar de todos os envolvidos, refletindo o compromisso da Universidade com a excelência e a inclusão.

Fotos:

Alegre e Jerônimo Monteiro

Goiabeiras e Maruípe

São Mateus

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.