UFES publicou o Pregão Eletrônico nº 90059/2025, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços contínuos de alimentação e nutrição nos Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre, São Mateus, bem como no restaurante de Jerônimo Monteiro e nos pontos de distribuição da Área Experimental de Rive.
A Diretoria de Gestão dos Restaurantes informa a toda a comunidade acadêmica que, nas últimas semanas, o Restaurante Central da UFES tem enfrentado dificuldades com os fornecedores de carne, resultando em atrasos significativos das entregas. Essa situação tem impactado diretamente a variedade do cardápio oferecido, exigindo a adoção de medidas emergenciais, como a utilização de embutidos para suprir temporariamente a falta de carnes.
As atividades do Restaurante Universitário do campus de São Mateus da UFES foram normalizadas nesta segunda-feira, 12 de maio de 2025, após a regularização do quadro de pessoal da empresa terceirizada responsável pelo serviço. A retomada completa do atendimento ocorreu após a adoção de medidas emergenciais discutidas em reunião com a comunidade acadêmica, incluindo contratações e ajustes na gestão da equipe, encerrando a necessidade de fornecimento de marmitas no período noturno.
A DGR informa que, devido à insuficiência de pessoal terceirizado, o Restaurante Universitário de São Mateus precisou distribuir marmitas em seis ocasiões emergenciais neste ano para garantir a alimentação dos estudantes, o que gerou problemas como a falta de refeições. Diante disso, foi realizada uma reunião emergencial com a empresa responsável, a direção do campus e representantes estudantis, na qual foram acordadas medidas como a contratação de novos colaboradores, melhorias na comunicação com a comunidade acadêmica, uso da plataforma Campus Food para estimar a demanda, e a transição para um contrato único de gestão com previsão para outubro. A DGR também notificou formalmente a empresa para regularizar a situação sob pena de sanções e reafirmou seu compromisso com a qualidade e continuidade do serviço.
A DGR informa que, diante da ocorrência registrada em 29 de abril de 2025 no RU de Goiabeiras, foram adotadas medidas imediatas de apuração, incluindo reuniões com a equipe de nutrição, administração superior, empresa terceirizada e representante estudantil. Inicialmente, não foram identificadas falhas nos processos de produção ou serviço, mas será instaurada uma Comissão de Investigação para análise aprofundada do caso. A DGR reforça seu compromisso com a segurança alimentar, transparência e o diálogo com a comunidade universitária.
A DGR informa que o não funcionamento dos RUs no dia 2 de maio (sexta-feira), conforme possibilitado pela Portaria Normativa nº 226/2025, deve-se a uma série de fatores operacionais que inviabilizam a manutenção do serviço com a qualidade e regularidade necessárias.
O semestre letivo 2025/1 está começando e, junto com ele, muitas novidades — principalmente pra quem está chegando agora na UFES! E uma das mais saborosas (literalmente!) é a existência dos Restaurantes Universitários (os nossos famosos RUs). Mais do que um lugar pra matar a fome, eles são parte essencial da política de assistência estudantil da universidade e estão aqui pra ajudar você a ter uma permanência qualificada no ensino superior.
Considerando a PORTARIA NORMATIVA Nº 226, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2025 da Ufes, que definiu o Calendário de Atividades Administrativas desta Universidade para o ano de 2025, informamos que a UFES e os Restaurantes Universitários funcionarão somente nos dias 29 e 30/04 na próxima semana.
Entrega das Propostas: a partir de 11/04/2025 às 08h00 no site www.gov.br/compras. Abertura das Propostas: 06/05/2025 às 10h00 no site www.gov.br/compras.